Ambiências Híbridas-formativas na Educação Online: Desafios e Potencialidades em Tempos de Cibercultura

Autores: Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro, Felipe da Silva Ponte de Carvalho, Rosemary dos Santos

Resumo

Este artigo – teórico – problematiza as noções de educação online (EOL), desenho didático em ambiências híbridas-formativas, formação, autoria e docência, a partir da cena sociotécnica emergente conectada em rede, que denominamos de cibercultura. Apostamos na EOL como um dos fenômenos da cultura contemporânea em rede, discutindo os desdobramentos de suas fases e de seus fundamentos e tencionando que essa modalidade de ensino exige metodologia própria, práticas educativas contextualizadas e docência voltada para a interatividade e colaboração.  Por fim, partimos do pressuposto que o papel da docência é fundamental na EOL, ela é responsável não só pelo processo de mediação entre o objeto a ser conhecido e os/as cursistas, como também por todo o processo formativo, atuando nas problematizações em sala de aula, promovendo autorias e partilhas de experiências e na ampliação dos reportórios culturais e de conhecimentos.

Palavras-chave

educação online; desenho didático; ambiências híbridas-formativas; formação; autoria; e docência.

Texto completo: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/30589

DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2018.30589

Área: Ciências Humanas