Egresso de Mestrado tem trabalho premiado em evento internacional

Egresso do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade (PPGSS/UERN), o mestre Nickson Melo de Morais teve trabalho premiado entre os melhores na área de Fisioterapia Cardiovascular do XIX Simpósio Internacional de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Terapia Intensiva.

O trabalho premiado é fruto da dissertação desenvolvida durante o Mestrado, juntamente com o Laboratório de Bioquímica e Biologia Molecular – BIOMOL, com o título “Avaliação dos índices Circulatory Power e Ventilatory Power como indicadores de agravo clínico nos pacientes chagásicos”.

O XIX Simpósio Internacional de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva – SIFR 2018, aconteceu de 10 a 13 de outubro de 2018, no Centro de Convenções Vasco Vasques, na cidade de Manaus (AM). O evento é considerado o maior das especialidades Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Terapia Intensiva mundial, o qual congregou profissionais e estudantes brasileiros e de países vizinhos na busca de atualização técnico-científica e troca de experiências.

Resumo: O trabalho avaliou a relação de duas variáveis obtidas no Teste Cardiopulmonar, o Circulatory Power e Ventilatory Power, com a piora clínica dos pacientes com doença de Chagas. Ao final concluiu-se que pacientes com menores valores dessas variáveis tinham risco significativamente maior de desenvolver Acidente Vascular Encefálico e maior possibilidade de estarem desenvolvendo formas mais graves da doença, no caso a forma cardíaca.

 

Fonte: Agecom/UERN